As marcações devem ser claras e manter sua nitidez e limite até o término do jogo. A superfície do campo deve ser coberta de grama ou, onde isto não é possível, barro ou areia, desde que a superfície não ofereça perigo pela sua dureza."
Existem duas versões do Rugby, o Rugby Union e o Rugby League. A versão mais popular do jogo é o Rugby Union, sobre esta falaremos a seguir.
As partida são divididas em duas partes de quarenta minutos. O objetivo do jogo é marcar o maior número de pontos. As equipes são formadas por 15 jogadores com posições, funções e características físicas diferentes. Os jogadores são classificados de acordo com seu físico predominante: os FORWARDS são geralmente mais pesados e fortes e os BACKS são mais leves e velozes.
O material necessário para o jogo consiste em uma bola inflável de formato oval, calções e camisas de materiais leves e resistentes, meiões e chuteiras. Alguns jogadores de posições específicas utilizam faixas para proteger as orelhas de escoriações e cortes. Também é usual a utilização de protetores bucais, denominados mouth-guards.
OBJETIVOS
Como dito no começo, o objetivo do jogo é marcar mais pontos. Cada forma de marcar pontos exige um procedimento próprio conferindo à equipe beneficiada pontos que se somam no decorrer da partida. Existem 4 maneiras de marcar pontos
.:TRY:. (5 pontos): é marcado colocando-se a bola na área chamada in-goal. É importante observar que para o try ser validado, a bola, o solo e a mão do jogador atacante devem estar em contato simultaneamante. Para este ato pode-se dar o nome de "cravar a bola".
.:CONVERSÃO:. (2 pontos): após obtido um try a equipe beneficiada com os 5 pontos tem o direito de chutar a bola para o upright. Se convertido, o chute rende mais 2 pontos para a equipe. Na conversão a bola pode ser colocada a qualquer distância do upright, desde que esteja na mesma direção (perpendicular à linha de fundo) de onde a bola foi "cravada" no momento do try.
.:PENALTY KICK:. (3 pontos): no caso de faltas graves é marcado o penalty. O time beneficiado com a marcação pode cobrá-lo de três maneiras diferentes:
1) reiniciando o jogo (após a equipe infratora recuar 10 metros);
2) chutando a bola para fora do campo (com a vantagem da cobrança lateral) ou
3) optar por um penal kick. Neste caso a bola é colocada no local da infração e chutada em direção ao upright. Se convertido, o "penal" (como dito aqui no Brasil) rende três pontos à equipe.
OBS: A bola entra em jogo logo após o chute podendo ser disputada se o chute não for convertido.
.:DROP GOAL:. (3 pontos): a qualquer momento da partida um jogador pode chutar a bola para o upright. A única exigência é que a bola esteja originalmente nas mãos do chutador e que a mesma toque o solo antes de ser chutada (chute de bate-pronto ou simplesmente drop).
Isso dificulta bastante a obtenção de drop-goals durante uma partida (lembre-se que a bola é oval e por isso difícil de ser "dropada").
Fonte: International REugby Board - https://www.irb.com
Confederação Brasileira de Rugby - https://www.brasilrugby.com.br
Rugby Mania - https://www.rugbymania.com.br/