Desenvolvimento de uma partida de Rugby
20-12-2010 01:29
O desenvolvimento do jogo de rugby ocorre baseado em duas concepções: uma delas é a regra da não permissão do passe para frente e a outra é o conquista dinâmica de área no campo.
Além da habilidade fundamental do passe, o jogador pode também correr e driblar segurando a bola em suas mãos, pode chutá-la para frente (mas quando quiser passar a bola a um companheiro, este deve estar para trás de seu corpo durante o ataque).
O Passe
O passe é uma habilidade aparentente primária mas é um procedimento fundamental e pela qual, sabendo dominá-la e a controlá-la, um jogador pode se destacar e decidir a partida durante o jogo. A velocidade e precisão dos passes são um dos principais determinantes do ritmo e da tática do jogo.
Arbitragem
No rugby existem três ou quatro árbitros, sendo três de campo. O principal árbitro apita e conduz o jogo em campo e outros dois são os laterais como no futebol. Em competições internacionais ou dentro das grandes ligas, existe ainda o arbitro de vídêo, que assiste a partida pela televisão e tem acesso a recursos para conferir jogadas nas quais os três árbitros têm dúvida ou não chegam a um consenso. Serve tambem para advertir ou punir jogadores que cometeram agressões contra os adversários durante a partida.
Algo interessante no rugby é que os jogadores não podem falar, discutir e jamais insultar os árbitros. Somente os capitães podem se dirigir ao árbitro, que pode punir um jogador e/ou o time caso tal regra seja desrespeitada. Existem dois tipos de cartões; o vermelho (expulsão) e o amarelo (expulsão temporária dez minutos)
FALTAS
PASSE PARA FRENTE (FORWARD PASS)
A básica do jogo é correr para frente e passar a bola para trás COM AS MÃOS. Sendo assim, uma falta é passar a bola para frente. Nestes casos a penalidade é a formação de um scrum no local da infração.
KNOCK ON
Se ao receber a bola o jogador deixar cair ela pra frente, isto considera-se como falta, ocasionando a cobrança de penalidade em favor do time adversário. Esta falta se chama knock on.
Impedimento
O impedimento não é exclusividade do futebol, ele existe também no rugby. Um jogador está em impedimento quando ele esta adiantando em relação ao companheiro de equipe que está com a posse da bola.
No caso de haver o chute da bola, somente quem estava atrás do jogador que chutou a bola na hora do chute pode pegá-la. Para um jogador adiantando voltar ao jogo, ele deverá aguardar que o chutador passe por ele, ou voltar até o ponto onde o chutador se encontra ou ficar atrás dele, para poder sair do impedimento.
A bola faz a linha de impedimento. Sendo assim, nas formações onde a bola estiver sendo disputada, o jogador não poderá entrar pelo lado do time contrário, mas terá de dar a volta pelo lado do seu time para poder continuar jogando.
Lineout
Também chamada de saída de lateral, ocorre, quando a bola sai pela lateral
A bola tem de ser lançada entre os dois times, em uma formação a no mínimo 5 metros da lateral do campo. Quem não estiver participando do lineout tem de se manter a 10 metros do centro do mesmo. Uma bola lançada que possa privilegiar um dos lados faz o lineout ser formado novamente.
Bola Morta
No Rugby um try não pode ser marcado por um jogador na própria área de in-goal. Caso se marque um try em sua própria área, ocorre a chama bola morta. Após uma bola morta o jogo deverá recomeçar com um drop kick ou com um scrum.
Fonte: International REugby Board - https://www.irb.com
Confederação Brasileira de Rugby - https://www.brasilrugby.com.br
Rugby Mania - https://www.rugbymania.com.br/